Aspectos Econômicos

agriculturaA tradição econômica do município de Presidente Olegário vem da agropecuária. Com a chegada de gaúchos e paulistas, principalmente, foi introduzida a agricultura mecanizada com produção em larga escala.

Principais produtos cultivados

Soja, abacate, abacaxi, milho, tomate, café, banana, maracujá, ervilha, arroz, feijão, cana-de-açúcar e algodão.

Além da lavoura de exportação, o município também possui agricultura de subsistência, onde os principais produtos são arroz, milho, feijão, mandioca e amendoim.

É destaque a exportação de milho, algodão, soja, café, abacate, maracujá, banana e tomate para outras regiões.

Existem também as lavouras comunitárias cultivadas entre os produtores de associações rurais.

Pecuária

Os principais rebanhos são os bovino e suíno. Na criação de bovinos, existe a pecuária de corte e a pecuária leiteira.

Existem granjas de suínos para exportação e criação para o consumo, sendo que a Agroceres ocupa papel de destaque, produzindo e exportando rebanhos de elite.

Turismo

Atividade em expansão no município que conta com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-PO). Há diversas oportunidades para novos negócios e para novas empresas se fixarem em Presidente Olegário (principalmente no setor do Turismo Receptivo).

Clique aqui para mais informações sobre investimento em Turismo.

Artesanato

Crochê, bordado, tricô, ponto-cruz, retalhos de tecidos, pinturas e artesanatos em cerâmica são atividades manuais tradicionais em Presidente Olegário. Existem muitas mulheres que dedicam-se à confecção de colchas, de tapetes e de objetos feitos de linha e de lã.

Indústria

Presidente Olegário é um município que apresenta iniciativas industriais, destacando-se a indústria de suco natural, produção e beneficiamento dos produtos derivados do leite, extração e beneficiamento de mel, fabricação de produtos cerâmicos e a indústria gráfica.

Comércio

O comércio olegariense tem apresentado considerável desenvolvimento no qual o setor é capaz de atender satisfatoriamente às necessidades dos consumidores.