Cultura

Folias de Reis

Folia de Reis

Folias de Reis

É considerada um importante patrimônio cultural do município de Presidente Olegário; as festividades de   Santos  Reis  acontecem todos os anos a partir do dia 24 de dezembro quando  as folias fazem a saída percorrendo as casas dos devotos  dos 3 reis santos, deixando uma mensagem que narram desde a anunciação de Nossa Senhora que iria dar a luz ao Deus Menino   até  a visita dos reis magos ao menino Jesus !!

O encerramento das festividades acontece no dia 05 de janeiro, com reza, cantigas, muita comida, doces e bebidas.  No final da festa é passada a coroa e anunciado o próximo festeiro, que é um devoto dos Santos Reis.

O município conta com quase 30 folias que estão espalhadas na cidade, nos distritos, povoados e fazendas.

É a fé, devoção nos 3 reis santos ( Belchior, Baltazar e Gaspar ), o espírito da diversão e a solidariedade  que fazem com que esta tradição seja passada  de pai pra filho, de geração pra geração!

Romaria de Nossa Senhora da Abadia – Andrequicé

Romaria de Nossa Senhora da Abadia - Andrequicé

Romaria de Nossa Senhora da Abadia – Andrequicé

É a mais tradicional Festa de origem religiosa do município e região !!

Esta  festa acontece no povoado de Andrequicé , distante de Presidente Olegário  62 kms .

Durante a primeira quinzena do mês de agosto , as  atenções  da população se voltam para  essa festa  que culmina no dia 15 de agosto ,  dia de  Nossa  Senhora da Abadia .

Foi fundada há mais de um século , quando na época  os fiéis deslocavam para o povoado  a pé ,  a cavalo  e de carro  de bois ;

Com a   modernidade  , essa festa passou por várias  modificações  ,  porém na última  década   a população  vem preocupando com o resgate  da tradição  , e vem buscando  as origens  da festa  com  o  surgimento  da   cavalgada  e  da  Romaria dos  carros  de bois .

É  uma festa  que acolhe todas as pessoas  de diferentes  camadas  sociais , unidas pelo espírito  da  devoção  e de  diversão !!

Romaria dos Carreiros

Trajeto: de Presidente Olegário à  Andrequicé
Percurso: 60 km
Tempo  gasto: 3 dias
Idealizadores:  Irmãos  Valquir e Valdemir.

Romaria dos Carreiros

Romaria dos Carreiros

Desfile dos carreiros em Andrequicé durante a Festa de Nossa Senhora da Abadia

Romaria de Carreiros

Cavalgada de Presidente Olegário a Andrequicé

Grupo de teatro Arte no palco

Grupo de Dança Engenhoca