Invista em Turismo

Cachoeira do Marimbondo

Cachoeira do Marimbondo

Turismo, atividade em expansão no município que conta com o apoio da prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-PO).

Atualmente, Presidente Olegário conta com uma demanda natural, regional e espontânea de turistas que vêm ao município para desfrutar de suas belezas naturais e festas tradicionais. Seu principal pólo emissor é Brasília que dista a 400 km da sede do município.

Como o turismo é uma atividade nova na região, há bastantes oportunidades para novos negócios e novas empresas se fixarem em Presidente Olegário (principalmente no setor do Turismo Receptivo).

Alguns exemplos de empresas carentes neste ramo são: hotel e pousada de 3 a 5 estrelas; aluguel de motos e bicicletas para trilhas; estância de esportes de aventura; ainda há espaço para empresas especializadas em cachoeirismo, rafting e escaladas em vias inéditas.

Outros dados importantes sobre o município:

O município de Presidente Olegário situa-se no Noroeste Mineiro, sua área geográfica urbana e rural equivale a 3.539,00Km², e conforme dados do Censo de 2000, conta com 17.781 habitantes, sendo 11.099 na área urbana e 6.682 na área rural, onde da população adulta 81,8% é alfabetizada. O nosso clima é Tropical quente-húmido com 2 estações ao ano.

O índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH) de Presidente Olegário, conforme Censo de 2000 é 0,721, graças ao crescimento no setor da educação, longevidade e renda.

O município tem como base econômica a agropecuária demarcada pelo mercado informal, com a chegada da atividade turística, novas oportunidades surgiram e como resultados já estão em construção três novos meios de hospedagem na cidade e um restaurante próximo a Cachoeira da Vereda Funda.

A Prefeitura apóia aos investimentos nesta área e ainda disponibiliza uma profissional de turismo para orientações e consultoria, a qual pode ser encontrada na Casa do Turismo de terça a quinta-feira ou pelo e-mail poturismo@po.mg.gov.br

No Município de Presidente Olegário são desenvolvidos os seguintes projetos assistenciais/sociais: Programa Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano. Programa Minas Olímpica, Programa de Habitação (Pró-Morar), Programa de Assistência Familiar, conta com um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, atualmente mantido com recursos do Município conta também com uma rede de prestação de serviços voltados para a criança e adolescente (Centro de Incentivo a Cultura a Criança a ao Adolescente – CICCA e creches), aos idosos (Lar Santa Rita e Centro de Convivência Vó Tininha), aos portadores de necessidades especiais (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE) e em fase de implantação a Cozinha Comunitária.

Agências Bancárias :
Brasil, Sicoob Credipatos e Bradesco (Banco Postal) e Itaú

Feriados Municipais :
Janeiro, 05 e 06 – Santos Reis, tradicional dia da festa de reis.
Maio, 22 – Santa Rita, padroeira da cidade
Agosto, 15 – Nossa Senhora da Abadia (Andrequicé)

Cobertura de Celular:
CTBC , TIM , VIVO, Oi, Claro

Para maiores informações:
(34) 3811-1233